Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Red Caboose
Membro
Membro
Mensagens: 1287
Registrado em: 14 Nov 2019, 21:59
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Vilhena, Rondônia
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 227 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Red Caboose » 08 Mai 2020, 19:36

Tá bom! E não se esqueça de me creditar como quem fez a fonte TTF do Chapolin
Esses usuários curtiram o post de Red Caboose (total: 1):
Nezz
Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 08 Mai 2020, 19:42

Danny The Cat escreveu:Tá bom! E não se esqueça de me creditar como quem fez a fonte TTF do Chapolin
Opa! Claro! Acabei de adicionar os seus créditos lá na descrição do mesmo vídeo: :joinha:

"Créditos ao usuário Danny The Cat do Fórum Chaves pela fonte TTF do Chapolin usada pelo SBT desde 1993 nas Aberturas e Chamadas!

Download: "
Imagem

Avatar do usuário
Red Caboose
Membro
Membro
Mensagens: 1287
Registrado em: 14 Nov 2019, 21:59
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Vilhena, Rondônia
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 227 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Red Caboose » 08 Mai 2020, 19:45

É bom que assim ajuda a popularizar as fontes :D
Esses usuários curtiram o post de Red Caboose (total: 1):
Nezz
Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 08 Mai 2020, 19:49

Danny The Cat escreveu:É bom que assim ajuda a popularizar as fontes :D
Sim, sim. E por falar nisso ainda temos que planejar sobre em qual plataforma oficial de Fontes as disponibilizaremos para Download, mas por enquanto, sempre que for necessário te dar os devidos créditos, o farei colocando o Link original do Drive lá do tópico Fontes CH. :joinha:
Esses usuários curtiram o post de Nezz (total: 1):
Red Caboose
Imagem

Avatar do usuário
Red Caboose
Membro
Membro
Mensagens: 1287
Registrado em: 14 Nov 2019, 21:59
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Vilhena, Rondônia
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 227 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Red Caboose » 08 Mai 2020, 19:52

Certo! Acho melhor postar no Mediafire, mas - Quem tem uma sugestão melhor... :joinha:
Esses usuários curtiram o post de Red Caboose (total: 1):
Nezz
Imagem

Avatar do usuário
Sirigaito
Membro
Membro
Mensagens: 282
Registrado em: 03 Abr 2017, 14:38
Programa CH: Chaves
Curtiu: 44 vezes
Curtiram: 116 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Sirigaito » 09 Mai 2020, 04:07

Olá, antes da minha próxima montagem da música, venho trazer mais um remake:



Usei as letras da fonte do Chapolin.
Irei usar o phonic mind e o splitter. Tem uma chamada que incrivelmente o phonic mind extrai melhor o áudio.
Sobre o splitter, vou começar a usar o ezstems... O site que eu uso é bom, superior na qualidade de áudio, mas não alcança o mesmo resultado do ezstems.
Danny The Cat escreveu:Certo! Acho melhor postar no Mediafire, mas - Quem tem uma sugestão melhor... :joinha:
O discord é o melhor lugar para se upar um arquivo... Ele tem link direto. Mas fora isso, o mediafire é ótimo.
Esses usuários curtiram o post de Sirigaito (total: 2):
Red CabooseNezz

Avatar do usuário
Red Caboose
Membro
Membro
Mensagens: 1287
Registrado em: 14 Nov 2019, 21:59
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Vilhena, Rondônia
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 227 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Red Caboose » 09 Mai 2020, 08:58

Sensacional, Urubak! E já tinha ouvido um trecho desse seu remake no último PooP que você postou. E que bom que gostou da minha ideia
Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 09 Mai 2020, 10:41

Muito bom Urubak! :joia:
Imagem

gustavolopes
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Abr 2020, 16:40
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 5 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por gustavolopes » 10 Mai 2020, 18:14

Pessoal, um século depois cá estou novamente, hehe. Estive muito ocupado e, pra piorar, ainda passei a última semana na cama com quase 39.

Mas hoje eu finalmente resolvi tentar amenizar alguns dos problemas da minha última montagem, que eram, principalmente:

1) O problema que alguns relataram como falta de dinâmica ou áudio estourando, por conta da fonte que usei:

Não conheço um modo de reverter o efeito de compressão exagerada que talvez tenham aplicado. Porém, ouvindo agora um mês depois, com a audição "desviciada", notei de cara que o maior problema desse áudio é que meteram um reverb nele até o talo.

Como infelizmente não tenho paciência de começar tudo do zero, uma solução parcial foi aplicar a Remoção de Reverb do RX 5. Com esse plugin dá pra 'secar' até chegar a uma ambiência mais próxima à da música original, mas os artefatos digitais ficam cada vez mais evidentes. Eu fui até onde achei aceitável, mas é questão de gosto. E sou bastante suspeito porque tenho pavor desse tipo de defeito, pois me lembra o efeito das remoções de ruído mal feitas que eu aprendi a odiar com toda a minha alma, haha.

Ah, os trechos que aparecem nas vinhetas de abertura e de intervalo eu também mesclei um pouco com o áudio original, para ajudar. Mas não pude substituir totalmente porque senão fica muito ruim a transição de um trecho seco para outro com mais reverb.

Então, em termos de resultado nesse sentido, eu diria que a sensação melhorou um pouco, mas ainda não estou satisfeito, pois a música original ainda é bem mais seca e menos comprimida.


2) O Moog sumindo:

Vocês notaram que o Moog acabou comprometido em alguns trechos por conta da semelhança dos seus harmônicos com os da voz humana. Na última versão postada pelo Bazzo, feita com I.A., ele está mais limpo e praticamente intacto, mas a música, justamente nos trechos mais problemáticos, acaba com mais artefatos e, principalmente, dá uma esvaziada, ficando praticamente só a percussão, o Moog e apenas parte dos baixos. A guitarra e o instrumento que faz as mesmas notas do Moog em outra oitava, e mais alguma coisa que com certeza existe e eu não identifiquei, desaparecem nos trechos problemáticos. Para tentar chegar a um meio termo, mesclei ambas as versões nesses pedaços.

3) Outras alterações:

- Decidi mixar tudo em mono.
- Acrescentei a nota que saiu no especial de 2014, aproveitando a montagem de @Danny The Cat. Mas dei uma leve estendida na nota para ela não acabar tão abruptamente.
- Remendei 125 milissegundos no início, que estavam presentes na chamada do SBT e que, por algum motivo, faltavam na minha fonte.


Bom, segue o link, dessa vez apenas em WAV mesmo: https://mega.nz/file/bUBQxSjR#FrlKSZB9u ... fz6bQB9yv8

Meu ouvido já saturou por hoje, mas vou me arriscar e mandar assim mesmo. Amanhã de manhã eu ouço de novo e, se perceber alguma burrada muito grande, eu conserto e finjo que nada aconteceu, hehe.

------
Edit:

Já acabei de perceber que tá faltando nota na parte da clarineta :angry:
Próxima vez que mexer nesse áudio já vou ter que começar por aí.
Esses usuários curtiram o post de gustavolopes (total: 2):
NezzRed Caboose
Gustavo Lopes

Avatar do usuário
Red Caboose
Membro
Membro
Mensagens: 1287
Registrado em: 14 Nov 2019, 21:59
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Vilhena, Rondônia
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 227 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Red Caboose » 10 Mai 2020, 19:29

Ótimo trabalho, Gustavo!
Esses usuários curtiram o post de Red Caboose (total: 1):
gustavolopes
Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 11 Mai 2020, 10:56

Muito boa a remoção dos vocais, Gustavo!

Porém, muito porém... após algumas reflexões, cheguei a conclusão de que não vale mais muito a pena fazer estas montagens à base de I.A. Trechos bem costurados de chamadas acabam sempre soando bem melhor que o resultado desses programas, que sempre deixam o áudio cheio de metálicos, ou com partes comprometidas.

Eu sinceramente acho que deveríamos voltar às antigas e investir em montagens mais "analógicas", basta ver o clássico vídeo do BGMsCH, passou-se 7 anos, que mesmo com vocais e efeitos sonoros, é a mais agradável de se ouvir ainda disponível.

Não podemos esquecer de que o importante não é só ter um instrumental, mas sim também um instrumental que não deixe o ouvinte atordoado.

Eu agora estou me aposentando de fazer qualquer coisa usando o Phonic Mind.
Imagem

Avatar do usuário
Red Caboose
Membro
Membro
Mensagens: 1287
Registrado em: 14 Nov 2019, 21:59
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Vilhena, Rondônia
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 227 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Red Caboose » 11 Mai 2020, 11:08

Mas eu não :vamp:
__

Brincadeiras à parte, você está certo! Realmente as montagens soam bem melhor sonoramente (Se é que existe essa palavra). A remoção de vocais usando I.A. funciona melhor com músicas em boa qualidade. Veja o trabalho que eu fiz com os instrumentais da dublagem de 92, por exemplo.
Enfim! Cada um faz do jeito que quiser
Esses usuários curtiram o post de Red Caboose (total: 1):
Nezz
Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 11 Mai 2020, 11:21

Ah, e algo que eu esqueci de mencionar no texto.

Sou completamente a favor de usar I.A para apenas recuperar trechos completamente perdidos e mesclar com os áudios originais, como foi no caso do meio da BGM.

Pra mim não faz sentido usar removedores vocais em trechos sem vozes, isso estraga ainda mais, pois o detector vai procurar qualquer coisa pra eliminar os vocais, e o que mais se aproxima da voz humana, como falaram anteriormemte, é o moog.
Imagem

gustavolopes
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Abr 2020, 16:40
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 5 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por gustavolopes » 11 Mai 2020, 13:09

Bazzo escreveu:Trechos bem costurados de chamadas acabam sempre soando bem melhor que o resultado desses programas, que sempre deixam o áudio cheio de metálicos, ou com partes comprometidas.
Eu sinceramente acho que deveríamos voltar às antigas e investir em montagens mais "analógicas", basta ver o clássico vídeo do BGMsCH, passou-se 7 anos, que mesmo com vocais e efeitos sonoros, é a mais agradável de se ouvir ainda disponível.
Estou completamente de acordo. Aliás, é um dos princípios da restauração de áudio: qualquer intervenção destrutiva só deveria ser aplicada após esgotadas as alternativas não destrutivas. Isso se aplica tanto nos casos em que a intervenção destrutiva deixa defeitos audíveis (como no caso dessa BGM, já que o ouvido da gente tende a rechaçar porque não são defeitos naturais), como também nos casos em que ela não deixa defeitos audíveis (por uma questão filosófica de reduzir a quantidade de informação "inventada", embora nesse caso eu não dê a mínima).

Ou seja, no caso da BGM, o ideal é isso que você disse: interpolar as N fontes existentes para tentar conseguir uma versão com a menor quantidade possível de efeitos/ vozes, o que vai dar bastante trabalho por problema de sincronia, já que as fontes são as mais diversas possíveis. O próximo passo seria uniformizar a qualidade de tudo (o Izotope RX faz milagre nesse sentido, mas precisa ser feito na gambiarra, reconstruindo pedaços do espectro, por exemplo). Isso já daria um resultado bem confortável.

Se quisessem seguir adiante, só depois disso que se deveria partir para a remoção do que sobrou, o que, na minha opinião, ainda deveria ser feito primariamente sem uso de AI, isto é, limpando harmônico por harmônico em algum programa como o Spectra Layers. A AI só deveria entrar por último, caso necessária.

Teoricamente esse caminho resultaria numa versão bem melhor que as outras, mas eu realmente acho que ninguém deveria gastar dias e dias nisso pela simples razão de que essa BGM existe limpinha em algum lugar. Se ela simplesmente não existisse mais, eu encararia como um desafio, mas fazer tudo isso sabendo que ela existe perfeitinha em algum lugar (mesmo que a gente talvez nunca tenha) seria só para continuar passando raiva.
Esses usuários curtiram o post de gustavolopes (total: 1):
Nezz
Gustavo Lopes

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Nezz » 11 Mai 2020, 13:14

gustavolopes escreveu:mas eu realmente acho que ninguém deveria gastar dias e dias nisso pela simples razão de que essa BGM existe limpinha em algum lugar. Se ela simplesmente não existisse mais, eu encararia como um desafio, mas fazer tudo isso sabendo que ela existe perfeitinha em algum lugar (mesmo que a gente talvez nunca tenha) seria só para continuar passando raiva.
Sou obrigado a concordar, mas é o que eu sempre digo, esse tipo de tarefa ajuda o tópico a não morrer.

Mas vamos seguir na esperança de que um dia nós conseguiremos a BGM original.
Imagem

Trancado