Dúvidas CH

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
YellowVM
Membro
Membro
Mensagens: 212
Registrado em: 07 Nov 2022, 20:52
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Internacional
Localização: Canela-RS
Curtiu: 31 vezes
Curtiram: 20 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por YellowVM » 09 Dez 2023, 18:04

Tirado Alanís escreveu:
09 Dez 2023, 17:38
Bizarro pensar que mídias no geral eram transportadas de navio naquele tempo. Uma naufragadinha e acabou-se, se perderiam pra sempre consumidas pelo mar. Quantas não desapareceram assim?
Não é todo navio que afunda né??
As acirradas "guerras" político-ideológicas atuais revelam uma polarização prejudicial, onde o diálogo construtivo cede lugar a extremos. Redes sociais e mídia muitas vezes favorecem discursos radicais, gerando uma sociedade dividida.

Essa polarização dificulta a construção de pontes entre diferentes perspectivas, resultando em diálogos truncados e desumanização do "outro". A intolerância ideológica fomenta estereótipos e mina a confiança na informação, com o ambiente propício para disseminação de desinformação.

Os problemas contemporâneos exigem soluções além das barreiras ideológicas, mas as "guerras" dificultam consensos e políticas eficazes. A busca por terreno comum é eclipsada pela polarização, prejudicando a capacidade de enfrentar desafios como mudanças climáticas, desigualdade social e crises globais.

É essencial promover uma cultura de diálogo respeitoso. A demonização do "outro lado" perpetua hostilidade e impede a cooperação. A diversidade de ideias é uma força a ser canalizada para enriquecer o debate público, não para criar fronteiras intransponíveis.

Num cenário de "guerras" político-ideológicas, cultivar empatia e compreensão mútua é crucial. Com escuta ativa, é possível construir uma sociedade resiliente capaz de enfrentar desafios de maneira colaborativa, priorizando o bem comum sobre agendas partidárias.

Avatar do usuário
Chamone
Membro
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 30 Set 2022, 19:09
Programa CH: Chaves
Curtiu: 23 vezes
Curtiram: 70 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Chamone » 09 Dez 2023, 18:31

Jacinto escreveu:
09 Dez 2023, 16:48
O que acho, e que já falaram por aqui, inclusive, foi que a Televisa foi enviando episódios de teste pro SBT, numa seleção de "Melhores Episódios" de CH e CH que eles mesmos consideravam como os melhores. Pelo menos ao meu ver, os melhores episódios e as melhores versões, tanto de Chaves quanto Chapolin, estão mesmo no Lote de 1984, só observar que boa parte dos melhores episódios de CH e CH que os fãs consideram, estão nesse Lote.
Onde Matando Aula de Domingo é um dos melhores episódios...? :D

Quando as séries CH estrearam em outros países?

Seria interessante ter informações de distribuição das séries nos anos 80, especialmente estréias. A gente só estuda o caso do Brasil mas ele acontece num contexto internacional junto com a popularização das novelas Mexicanas. Isso que ajudaria a entender como as coisas aconteceram por aqui.

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Nezz » 09 Dez 2023, 18:52

Tirado Alanís escreveu:
09 Dez 2023, 17:38
Bizarro pensar que mídias no geral eram transportadas de navio naquele tempo. Uma naufragadinha e acabou-se, se perderiam pra sempre consumidas pelo mar. Quantas não desapareceram assim?
É lógico que no caso de exportar fitas para outras emissoras eram mandadas cópias e não as originais, é impossível perder um episódio assim a não ser que a Televisa seja retardada ao ponto de mandar a única fita que eles tinham de um episódio pra uma emissora estrangeira.
Steve Gray escreveu:
09 Dez 2023, 17:59
Chapolin só mandaram os melhores episódios no lote de 90
Você quis dizer só mandaram a série inteira no lote de 90 né? Porque foram mais de 110 episódios numa tacada só. Aliás acho bastante absurdo que até 1989 o SBT só exibia menos de 30 episódios do Chapolin, é realmente verdade isso?
Imagem

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1360
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 563 vezes
Curtiram: 147 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por John Charles Fiddy » 09 Dez 2023, 19:00

Nezz escreveu:
09 Dez 2023, 18:52
Tirado Alanís escreveu:
09 Dez 2023, 17:38
Bizarro pensar que mídias no geral eram transportadas de navio naquele tempo. Uma naufragadinha e acabou-se, se perderiam pra sempre consumidas pelo mar. Quantas não desapareceram assim?
É lógico que no caso de exportar fitas para outras emissoras eram mandadas cópias e não as originais, é impossível perder um episódio assim a não ser que a Televisa seja retardada ao ponto de mandar a única fita que eles tinham de um episódio pra uma emissora estrangeira.
Steve Gray escreveu:
09 Dez 2023, 17:59
Chapolin só mandaram os melhores episódios no lote de 90
Você quis dizer só mandaram a série inteira no lote de 90 né? Porque foram mais de 110 episódios numa tacada só. Aliás acho bastante absurdo que até 1989 o SBT só exibia menos de 30 episódios do Chapolin, é realmente verdade isso?
O SBT é tão absurdo que só foi estrear episódio desse lote em 2006-2008 e em 2013 com as edições cagadas do Lascalla, e não exibiu os 2 MAGA que passaram no Multishow :]
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Imagem
Servidor para discutir, comentar, conversar sobre o Meio CH e até ver CH, tudo porém com uma moral cristã. Temos vários chats, categorias, transmissões de CH e muitas coisas extras...

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Nezz » 09 Dez 2023, 19:11

Lógica do sbt:
1. Comprar episódios e mandar dublar
2. Não exibir os episódios
3. ???
4. Lucro
Imagem

Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13291
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 813 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Billy Drescher » 09 Dez 2023, 19:46

Transportar de avião era mais rápido do que de navio.

A Globo distribuía as fitas dos programas para as afiliadas assim.
Nezz escreveu:
09 Dez 2023, 18:52
É lógico que no caso de exportar fitas para outras emissoras eram mandadas cópias e não as originais, é impossível perder um episódio assim a não ser que a Televisa seja retardada ao ponto de mandar a única fita que eles tinham de um episódio pra uma emissora estrangeira.
Eu não duvidaria do SBT ou outra emissora ter recebido alguma master original por engano. O que por poderia demonstrar uma falta de cuidado com o arquivo.
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1360
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 563 vezes
Curtiram: 147 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por John Charles Fiddy » 09 Dez 2023, 20:09

Billy Drescher escreveu:
09 Dez 2023, 19:46
Transportar de avião era mais rápido do que de navio.

A Globo distribuía as fitas dos programas para as afiliadas assim.
Nezz escreveu:
09 Dez 2023, 18:52
É lógico que no caso de exportar fitas para outras emissoras eram mandadas cópias e não as originais, é impossível perder um episódio assim a não ser que a Televisa seja retardada ao ponto de mandar a única fita que eles tinham de um episódio pra uma emissora estrangeira.
Eu não duvidaria do SBT ou outra emissora ter recebido alguma master original por engano. O que por poderia demonstrar uma falta de cuidado com o arquivo.
Bom, navio poderia ser um dos meios de transporte
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Imagem
Servidor para discutir, comentar, conversar sobre o Meio CH e até ver CH, tudo porém com uma moral cristã. Temos vários chats, categorias, transmissões de CH e muitas coisas extras...

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Nezz » 09 Dez 2023, 20:36

Billy Drescher escreveu:
09 Dez 2023, 19:46
Eu não duvidaria do SBT ou outra emissora ter recebido alguma master original por engano.
Isso explicaria os perdidos mundiais que aparentemente só o SBT tinha.
Imagem

Avatar do usuário
Chamone
Membro
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 30 Set 2022, 19:09
Programa CH: Chaves
Curtiu: 23 vezes
Curtiram: 70 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Chamone » 09 Dez 2023, 22:45

É hilário como a discussão descambou para o método de transporte das fitas.

Uma coisa certa é que existe um conjunto de fitas dubladas que ficou armazenado por um longo tempo e não são as fitas do SBT. Evidência: a maioria das exibições modernas de Chaves possui um eco que vem antes da fala do personagem.

Existe um fenômeno chamado "print-through" que afeta fitas magnéticas que ficam armazenadas muito tempo. Como os trechos de fita dentro do rolo estão permanentemente em contato físico, a informação magnética de um trecho barulhento pode impregnar em outro trecho silencioso causando um eco em reverso. Isso é fato.

Minha hipótese é que a Televisa possua sua própria coleção dublada das séries enquanto o SBT mantém outra que ficou em rotação. Como a Televisa só negociou com o SBT por 30 anos, a coleção da Televisa foi ficou sofrendo esse processo de deterioração e são essas cópias danificadas que ela usa como base para distribuição de novas cópias, como as do Multishow.

Quem lê um pouco sobre os episódios perdidos do Doctor Who pode imaginar um cenário similar para as séries CH. A BBC distribuía a série mundialmente, mas em alguns casos apagava as masters. Muitos casos de recuperação de episódios vieram de acervos internacionais que poderiam ser episódios completos, editados por questões de tempo ou censura.

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Nezz » 09 Dez 2023, 23:05

Chamone escreveu:
09 Dez 2023, 22:45
Minha hipótese é que a Televisa possua sua própria coleção dublada das séries
Mas isso já é senso comum, não? Além do mais, eles podem ter os perdidos em português mas não as versões originais em espanhol para poder distribuir pros países hispânicos
Imagem

Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13291
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 813 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Billy Drescher » 10 Dez 2023, 00:34

Nezz escreveu:
09 Dez 2023, 23:05
Chamone escreveu:
09 Dez 2023, 22:45
Minha hipótese é que a Televisa possua sua própria coleção dublada das séries
Mas isso já é senso comum, não? Além do mais, eles podem ter os perdidos em português mas não as versões originais em espanhol para poder distribuir pros países hispânicos
Eu acredito que a Televisa tenha recebido as dublagens em português nas reorganizações de 1992 e 2003 do SBT.

Já devia existir o plano de lançar os programas em fitas e DVDs e a Televisa precisava dos programas dublados.
Esses usuários curtiram o post de Billy Drescher (total: 1):
Jacinto
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8896
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 737 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Polegar » 10 Dez 2023, 01:44

Nezz escreveu:
09 Dez 2023, 18:52
É lógico que no caso de exportar fitas para outras emissoras eram mandadas cópias e não as originais, é impossível perder um episódio assim a não ser que a Televisa seja retardada ao ponto de mandar a única fita que eles tinham de um episódio pra uma emissora estrangeira.
Por isso falei mídias no geral. Com CH, já sendo mais fácil produzir cópias, é estranho imaginar fitas sofrendo um acidente marítimo, imagina nas décadas anteriores, onde era tudo mais frágil e até uma mudança de temperatura podia azedar um filme ou ele se auto-incendiar só pela composição química.

Somando-se a isso estarem sendo transportados sobre um mar imenso em navios que não eram tão seguros quanto os de hoje. Sei lá, essa fragilidade toda... Tudo isso é muito bizarro. Dá desconforto.

A efemeridade da memória humana não só naquele tempo, mas até hoje, traz uma certa melancolia. Se tu parar pra pensar, Google Fotos, Nuvem, o que for, são só servidores. As imagens das nossas vidas estão hospedadas em grandes servidores que se um dia forem desligados levam todas elas junto.

Enfim, agora tô divagando.

Mas voltando a CH, imagina se os perdidos mundiais, pelo menos uma parte deles, realmente se estragou. Se não há nada a se fazer pra recuperar porque o físico das fitas foi degradado e ninguém nunca mais verá os episódios que estavam nelas.

Ou pior, se em algum momento um funcionário julgou o que não valia a pena ser mantido e apagou, de livre e espontânea vontade, pra gravar qualquer outra coisa por cima. Apagar pra sempre. Pra nunca mais existir, daqui até a eternidade.

Eu nóio nessas coisas...

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Nezz » 10 Dez 2023, 02:12

Bom, como disseram lá em cima, não é todo navio que afunda, e também não conheço nenhum caso de mídia importante que tenha se perdido em naufrágio, mas de fato fitas são frágeis e deterioram rápido, mas os episódios que sumiram são bastante específicos, a maioria versões mais antigas de episódios posteriores ou episódios com temas polêmicos, por muito tempo os fãs pensaram em todo tipo de razão ou justificava pra racionalizar o sumiço dos semelhantes no SBT, enchentes, danificação... e a resposta era simplesmente porque um idiota que cuidava da programação achou que seria uma boa arquivar tudo porque sim, deve ser a mesma coisa na Televisa
Imagem

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20781
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3951 vezes
Curtiram: 856 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Jacinto » 10 Dez 2023, 02:42

Chamone escreveu:
09 Dez 2023, 18:31
Jacinto escreveu:
09 Dez 2023, 16:48
O que acho, e que já falaram por aqui, inclusive, foi que a Televisa foi enviando episódios de teste pro SBT, numa seleção de "Melhores Episódios" de CH e CH que eles mesmos consideravam como os melhores. Pelo menos ao meu ver, os melhores episódios e as melhores versões, tanto de Chaves quanto Chapolin, estão mesmo no Lote de 1984, só observar que boa parte dos melhores episódios de CH e CH que os fãs consideram, estão nesse Lote.
Onde Matando Aula de Domingo é um dos melhores episódios...? :D
Ñ precisaria ser necessariamente todos, mas na época, pode ser sim que por um acaso lá no México consideravam essa versão melhor que a de 73...

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1360
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 563 vezes
Curtiram: 147 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por John Charles Fiddy » 10 Dez 2023, 15:34

Nezz escreveu:
09 Dez 2023, 23:05
Chamone escreveu:
09 Dez 2023, 22:45
Minha hipótese é que a Televisa possua sua própria coleção dublada das séries
Mas isso já é senso comum, não? Além do mais, eles podem ter os perdidos em português mas não as versões originais em espanhol para poder distribuir pros países hispânicos
Sinceramente eu creio que a Televisa tem tudo, isso inclui o programa chespirito de 72, cidadão gomez de 73 e os episódios perdidos mundiais, o que acontece é que ela simplesmente não quer distribui e nem remasterizar, tanto que só faz cortes nas imagens. E não distribui o programa chespirito de 72 ou outros programas porque as emissoras não compram
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Imagem
Servidor para discutir, comentar, conversar sobre o Meio CH e até ver CH, tudo porém com uma moral cristã. Temos vários chats, categorias, transmissões de CH e muitas coisas extras...

Responder