Trocar para a skin padrão
Tópicos fechados criados originalmente em O meu negócio é futebol!
Tópico trancado

100 anos de SPORT x NÁUTICO

26 Jul 2009, 01:15

Imagem

O primeiro confronto da história entre Náutico e Sport completa cem anos. Alguns números mostram a grandeza do duelo centenário: em um século, foram 1.321 gols – 687 rubro-negros e 634 alvirrubros.

Em 1905, existiam dois Botafogo e o Botafogo de hoje é o resultado da fusão dos dois em 1942. Sendo assim, Inter e Grêmio é mais antigo, sendo seguido por Sport e Náutico.

O maior artilheiro do confronto foi Fernando Carvalheira, com 26 gols, atacante do Náutico nos anos 1930. Goleador rubro-negro na década de 1950, Traçaia, com 13 gols foi quem mais balançou a rede do Náutico com a camisa do Sport.

Três mil pessoas assistiram ao primeiro jogo em 1909, no campo do British Club, onde existe hoje o Museu do Estado. O maior público do Clássico dos Clássicos da história foi em 1998, no Estádio do Arruda: 80.203 torcedores.

RIVALIDADE?

Um time paraibano homenageia os rivais do futebol pernambucano: o Esporte Clube, criado por moradores da cidade de Patos, a 350 quilômetros do Recife. O nome é uma referência ao Sport, mas em português, mas o escudo é vermelho e branco. Moradores da cidade que torciam pelo Sport e pelo Náutico fundaram o clube na década de 1950.

No mesmo espírito de conciliação do clube paraibano, foi selada uma amizade que já dura décadas: entre Caiçara, ex-jogador do Náutico, e Laxixa, ex-Sport. O primeiro jogou com a camisa alvirrubra na década de 1950, enfrentou o Sport várias vezes, depois de trocar o Náutico pelo futebol português. Já Laxixa jogou como profissional no Leão entre 1960 e 1964.

- A rivalidade que sempre predominou nunca fez que a gente se afastasse um do outro, amigo é amigo, trabalho é trabalho. Guardo boas recordações do meu tempo de futebol, inclusive na Ilha do Retiro, onde fui campeão pelo Íbis em 1950, invicto, contra o Sport - explicou Caiçara, que saiu do Íbis para Náutico em outubro de 1950, passou nove anos no clube.

O palco do centenário vai ser hj na Ilha do Retiro.

Re: 100 anos de SPORT x NÁUTICO

26 Jul 2009, 12:52

Lá em PE ele é conhecido como Clássico dos Clássicos.

Parabéns aos dois times por disputarem esse clássico na primeira divisão do futebol nacional. ^_^

26 Jul 2009, 13:04

a Coisa ganha só porque a Barbie tá horrível.

26 Jul 2009, 18:42

Coisa 3x3 Barbie, Godinez. :lol:

26 Jul 2009, 19:19

Eduardo Godinez escreveu:a Coisa ganha só porque a Barbie tá horrível.

Não sei como é que o cara consegue ter a cara de pau de zoar os rivais estando na 4ª divisão.

26 Jul 2009, 20:00

Silvester escreveu:
Eduardo Godinez escreveu:a Coisa ganha só porque a Barbie tá horrível.

Não sei como é que o cara consegue ter a cara de pau de zoar os rivais estando na 4ª divisão.

Não adianta, torcedor é assim mesmo :P
Parabéns aos dois times pelo "aniversário", mas o empate foi péssimo pra ambos. :triste:
Tópico trancado