Há 15 anos o Brasil era tetracampeão do mundo

Tópicos fechados criados originalmente em O meu negócio é futebol!
Jader
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 0
Curtiram: 6 vezes

Há 15 anos o Brasil era tetracampeão do mundo

Mensagem por Jader » 17 Jul 2009, 14:05

Bom pessoal, hoje está fazendo nada menos do que 15 anos que o Brasil conquistou o tetracampeonato, o titulo foi sofrido, veio somente nos penaltis contra a Itália, numa disputa onde saberíamos ali quem seria o primeiro país do mundo a soltar o grito de "Tetra campeão" e felizmente foi o Brasil, que levantou a taça 24 anos depois do tri de 1970, e olha que nesse tempo todo tivemos craques como Falcão, Zico e Careca e infelizmente eles não conseguiram levar esse tetra, titulo que coube a uma das maiores duplas que o futebol brasileiro, e talvez mundial, já viu jogar: Bebeto e Romário. Abaixo fiz uma imagem em homenagem à conquista:

Imagem
Imagem

Imagem

Seu Madruga Veste Preto
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiram: 3 vezes

Re: Há 15 anos o Brasil era tetracampeão do mundo!

Mensagem por Seu Madruga Veste Preto » 17 Jul 2009, 14:20

Inesquecível!!

É a primeira lembrança de futebol que eu tenho. Tinha acabado de fazer 4 anos.
Imagem

E.R
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 5362 vezes
Curtiram: 1879 vezes

Mensagem por E.R » 17 Jul 2009, 14:33

Imagem

. Apesar de me recordar vagamente de ter visto alguns lances da Copa de 86 (mais precisamente do jogo contra a Irlanda do Norte, na casa de uma amiga da minha tia, na Barra e de ter ficado na casa de uma amiga do meu pai, no jogo da França) e de me lembrar de imagens da Copa de 90 (de ter visto um jogo na Manchete, onde um goleiro tomava um frango e aparecia a imagem de um frango na TV, de me lembrar da zebrinha passeando na transmissão da Globo quando Camarões venceu a Argentina, de me lembrar da revista do Pelezinho com a participação de jogadores da seleção e de desenhos dos convocados montados em bicicletas, de me lembrar de visto Brasil 2 x 1 Suécia em Bento Ribeiro, na casa de parentes e dos gols do Careca, de me lembrar de sair de ônibus do colégio, à tarde, e ver o gol do Muller contra a Escócia numa TV "meia-boca" na casa da minha avó e de ter visto Brasil x Argentina, na casa da minha tia, no domingo no começo da tarde, depois de ter passado a noite lá, com ar refrigerado interno ligado, deixando a casa "um gelo", de fato, eram muito mais recordações do que aconteceu comigo do que com os jogos em si).

Eu comecei a gostar de futebol no final de 1991, de uma certa forma, o futebol foi um meio de fazer novas amizades e por coincidência, foi um período muito feliz da minha vida, entre a metade de 1991 e todo o ano de 1992, incluindo aí a primeira viagem a Disney, compra de vídeo-game novo, chegada da TV a cabo no Brasil, Flamengo ganhando o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro em sequência, aposta ganha com amigos de que a Dinamarca venceria a Eurocopa, entre outras coisas.

A partir de 1993, comecei a colecionar álbuns de figurinhas e revistas de futebol, além de camisas (pouco antes disso, já passaria a frequentar bastante os estádios) .

Então, em 1994, eu pude acompanhar praticamente 90% dos jogos (até por causa dos horários, geralmente no meio da tarde ou no começo da noite) . Tinha 12 anos, lembro que completei o álbum de figurinhas da Copa, que comprei o guia Placar da Copa, que atualizava a tabela com os placares.

A Argentina teve um começo de competição avassalador e o que ferrou os argentinos foi o Maradona ter sido pego no doping. Ainda por cima, enfrentaram a seleção "sensação" da Copa, que foi a Romênia do genial Hagi e que tinha um ataque muito bom também. Me lembro com nostalgia daquela atuação da Romênia contra a Colômbia e o Hagi fazendo um golaço e a Band transmitindo o jogo, com comentários do Tostão.

Também me lembro da mesa redonda Apito Final, da Band, onde cornetavam bastante a seleção. Luciano do Valle, mestre Armando Nogueira, Tostão, Juarez Soares. Todos bem críticos. Das narrações do Jota Júnior e Silvio Luiz.

A Globo, ao contrário, dava muito apoio a seleção brasileira. E me lembro de, ter visto a estreia do Brasil, na casa do ex-marido da ex-cunhada do meu pai, lá na Prudente de Morais, em Ipanema, em um telão (acho que foi a única vez que vi um jogo de Copa num telão) e fiquei muito otimista com o jogo contra a Rússia. Romário foi um "monstro" naquele jogo, fez um gol, sofreu um pênalti. Também gostei muito da determinação do time, sobretudo com as subidas de ataque do Jorginho e pela raça do Bebeto. Foi uma vitória convincente e animadora.

Depois, vieram a vitória contra Camarões, o empate com a Suécia e a vitória sofrida contra os Estados Unidos.

Os últimos 3 jogos vi no mesmo lugar, na casa do avô dos meus irmãos, aqui no Leblon. Contra a Holanda, uma atuação de gala do zagueiro do Aldair, que inclusive, fez um belo lançamento no lance do primeiro gol, marcado pelo Romário. E depois o Bebeto fez aquele golaço, com direito a homenagem ao filho. O empate da Holanda foi rápido demais, mas felizmente o Brasil teve auto-controle, o Branco cavou aquela falta e fez aquele gol antológico (com direito ao Romário tirar o corpo na hora da cobrança de falta).

Contra a Suécia, outro passeio do Brasil, muito superior em campo, com boa atuação do Mazinho, mas o gol não saía. Até que o Jorginho fez aquele belo cruzamento e o Romário marcou de cabeça.

A Itália não me empolgou em momento algum na Copa, apesar das boas atuações do Baggio, a partir do mata-mata. Só me assustou um pouco, com o primeiro tempo da semifinal, contra a Bulgária, onde achei os italianos muito bem.

Mas a Itália tinha a base do Milan (sobretudo com o excelente zagueiro Baresi) e o Roberto Baggio.

Mas olha, eu acreditava numa vitória do Brasil no tempo normal, o jogo foi muito mais tenso do que imaginava. Na hora dos pênaltis, fiquei tenso quando o Márcio Santos desperdiçou aquela cobrança, mas felizmente aquele foi o único erro do Brasil e o nosso Taffarel (o melhor goleiro do Brasil na história das Copas) fez aquela defesa decisiva no chute do Massaro e depois o Baggio, esgotado fisicamente, isolou aquela bola.

Só uma coisa, quando parte da imprensa chama aquela seleção de horrorosa, não foi bem o que vi na Copa.

Com exceção do primeiro tempo contra a Suécia (no terceiro jogo) e na partida contra os EUA (quando o Brasil jogou mal), achei que o Brasil teve um bom volume de jogo contra Rússia, Camarões, Holanda e Suécia. E a final foi tensa, um jogo feio, mas a Itália foi claramente só pra se defender.

Destaco Taffarel, Jorginho, Márcio Santos, Aldair, Leonardo (apesar da expulsão contra os EUA) , Branco, Dunga, Bebeto e Romário.

Foi a primeira vez que vi o Brasil ganhar uma Copa do Mundo e isso vai ficar sempre na minha memória.

Lembro que assisti os jogos com uma camisa azul, comprada em 1993. Comprei numa loja que só vendia camisas de futebol em Copacabana.
Imagem
Imagem

Imagem
SBT, exiba os episódios perdidos mundiais do Chaves e do Chapolin !
Imagem

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 474 vezes
Curtiram: 2328 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 17 Jul 2009, 15:09

Eu me lembro do dia seguinte à conquista da copa. orra, tinha cinco anos na época, não lembro de nada praticamente.

Bom, entrou para a antologia do futebol aquela frase "ACABOU!!!!!! É TETRA, É TETRA!!!!!!!!!!!"
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Membro do Fã-Clube Chespirito Brasil
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014

Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin

Jader
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por Jader » 17 Jul 2009, 15:25

Eu não me lembro muito porque tinha apenas 3 anos, infelizmente só lembro de coisas da minha vida de 1995 pra frente, mas tudo que vi sobre aquele titulo depois já serve como base para discussão, realmente o Brasil não apresentou o futebol bonito que estavamos acostumados, mas beleza pra que, naquele momento nada era mais importante do que o titulo.

Imagem

E uma situação que lembra a de hoje: na época o Dunga era muito criticado e culpado por boa parte dos brasileiros fracasso da seleção na Copa do Mundo de 1990 na Itália, logo, atualmente muitos o criticam como o comandante da seleção, o aproveitamento dele é invejável, com a seleção principal perdeu apenas do Paraguai e do México - isso em jogos válidos por competições oficias, sem contar amistosos - porém mesmo assim ele é questionado pela forma de armar o time, os jogadores que chamam, principalmente o Gilberto Silva. Imaginem só se o Brasil ganhar a Copa do Mundo em 2010... Será a segunda vez que Dunga vai "calar a boca" da maioria, a primeira em 1994 como jogador e a segunda em 2010 como treinador.
Imagem

Imagem

CHarritO
Moderador
Moderador
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 232 vezes
Curtiram: 957 vezes

Mensagem por CHarritO » 17 Jul 2009, 18:41

Foi uma copa que transformou a idéia de copa do mundo..

Depois dos EUA, todas as Copas foram TOP, estádios cheios, organização e tecnologia como o melhor evento de futebol do mundo..
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / desde 2016)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Pentacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017 e 2019)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

JoãoB
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 52 vezes
Curtiram: 166 vezes

Mensagem por JoãoB » 17 Jul 2009, 21:06

Eu tinha só 2 anos na época, não acompanhei de perto. Mas, logo após a Copa, lançaram uma fita em VHS contando a história daquele mundial, e meu pai a comprou. Anos depois, eu peguei a fita e assisti. Era como se tivesse vivenciando ao vivo. Foi emocionante ver o Brasil ganhar a Copa depois de tantos anos. Aquele time, apesar de não exibir um grande futebol, era eficiente. E foi com aquele título que o Brasil voltou a ser respeitado no futebol.

FooCH
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo [6-3-3]
Curtiram: 1 vez

Mensagem por FooCH » 20 Jul 2009, 02:08

estragaram a final colocando a partida ao meio-dia... o jogo foi horrível...

Trancado