O homem é naturalmente bom?

Tópicos fechados criados originalmente no Bar do Chespirito.
Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 3639 vezes
Curtiram: 3085 vezes

O homem é naturalmente bom?

Mensagem por Victor235 » 12 Nov 2012, 13:52

Com o estabelecimento do Absolutismo (poder absulto, centralizado) surgiram várias pensadores, que se colocaram contra ou a favor desta forma de poder. Eles também analisaram a natureza humana, que seria uma teoria sobre como o homem se comporta antes de estar no estado civil, que é o estado em sociedade. Portanto, esses autores também eram contratualistas (acreditavam na ideia de que o homem fez um acordo, um pacto, para passar do estado de natureza ao estado em sociedade) e jusnaturalistas (acreditando que o homem tem alguns direitos naturais, que foram lhes dados por Deus).

Para Thomas Hobbes, autor de "O leviatã", o homem natural não tem prazer em ficar na companhia de outros homens. A competição, desconfiança e a glória são características de sua vida. Para ele, o homem no estado de natureza está sempre "armado", pronto para a guerra, ficando assim num estado de "guerra de todos contra todos". O contrato social para ele seria uma transferência mútua de direitos, com um força coercitiva maior para garantir o cumprimento do pacto, de modo que o cumprimento dele seja maior que os benefícios da transgressão.

John Locke é adepto da filosofia liberal, do liberalismo (dos burgueses). Segundo ele, que ao contrário de Hobbes critica o Absolutismo, os homens estão em situação de igualdade, pois sua alma é como se fosse uma "tábula rasa" (uma folha de papel em branco, preenchida através das experiências de cada um). Assim sendo, ninguém nasce predestinado a algo (como por exemplo o poder), assim sendo todos tem as mesmas chances. Segundo o autor do "Segundo Tratado sobre o Governo", é uma característica inalienável dos homens (ou seja, que não pode ser transferida a ninguém) seu direito à propriedade (que ele toma em contexto amplo como sua vida, liberdade e bens), e estes fazem o contrato para preservar esse direito.

Montesquieu, autor de "Do Espírito das Leis", também critica o Absolutismo. Para o autor que escreveu sobre a separação dos três poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário o homem antes de viver em sociedade se sente fraco para brigar com outros homens, assim, busca somente a paz, o saciamento de suas necessidades (fome, sede, sono, abrigo, sexo) e deseja viver em sociedade.

Para Rousseau, autor do "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" e "Do contrato social", o homem no estado de natureza é "bonzinho". Ele busca suas necessidades inatas: alimentação e reprodução, e ao mesmo tempo é feliz, autossuficiente e não faz mal aos demais. Mas esse bom homem é corrompido a partir do momento que faz o pacto e entra na vida em sociedade. A sociedade o corrompe, a propriedade privada lhe causa condições desiguais.

Para Aristóteles, o homem é um "animal político e social", voltado para a vida política e em sociedade.

O Padre Fábio de Melo fala sobre o assunto na canção "Todo homem é bom", também acreditando na bondade humana.

Claro que essas teorias abrangem muito mais aspectos, mas fiz esse resuminho para termos ideias para debatermos o assunto: o homem, por natureza, é ruim, se guiando por suas paixões, talvez até matando seu próximo quando não obtem algo que deseja (como diria Hobbes) ou é bom, e adquire características ruins após entrar na vida em sociedade (com diria Rousseau). Ou é bom sempre, antes e depois da vida em sociedade? Ou é sempra mau?

Isso dá discussão de páginas, então vamos lá...
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 526 vezes
Curtiram: 3452 vezes

Re: O homem é naturalmente bom?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 12 Nov 2012, 13:59

Todo ser em seu conceito natural harmoniza com seus semelhantes, caçam o que é inferior e respeitam o que é superior.

O problema foi a pressa em evoluir.... á partir do momento que o humano virou um ser racional, a merda já tava irreparavel.
Imagem
Imagem
Imagem
There is no end though there is a start in space. — Infinite.
It has own power, it ruins, and it goes though there is a start also in the star. — Finite.
Only the person who was wisdom can read the most foolish one from the history.
The fish that lives in the sea doesn't know the world in the land. It also ruins and goes if they have wisdom.
It is funnier that man exceeds the speed of light than fish start living in the land.
It can be said that this is an final ultimatum from the god to the people who can fight.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1968 vezes
Curtiram: 3929 vezes

Mensagem por Barbano » 12 Nov 2012, 14:00

Se tem uma coisa que eu odiava na escola eram aquelas aulas de Sociologia, Filosofia, etc. Ô coisa chata!

Eu sei lá, deve ser como os outros animais. Acho que o natural seria pensar sempre em seu próprio umbigo, sendo egoísta. Até muitos cães são assim. Dá um osso para um cachorro para ver se ele quer dividir com os demais... é cada um por si.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 12 Nov 2012, 14:01

Fabão escreveu:Se tem uma coisa que eu odiava na escola eram aquelas aulas de Sociologia, Filosofia, etc. Ô coisa chata!
Então vaza do tópico :vamp:

Essas coisas eu estou aprendendo na matéria "Teoria do Estado Moderno", embora também estão relacionadas com Sociologia e Filosofia.

Furtado
Membro
Membro
Curtiu: 234 vezes
Curtiram: 217 vezes

Mensagem por Furtado » 12 Nov 2012, 14:09

Sim, o homem é naturalmente bom, porém vai sendo lapidado durante todo o decorrer da vida. Isso pode ser para o bem ou para o mal. Uma pessoa pensa uma coisa com 20 anos e outra, com 30 anos.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 526 vezes
Curtiram: 3452 vezes

Mensagem por Riddle Snowcraft » 12 Nov 2012, 14:12

acho que o mais certo é dizer que ele é naturalmente neutro.

compaixão, proteção entre outras coisas não se nasce tendo. apenas o "a pessoa ta ali, blz"... A pessoa nasce aturando e aceitando, podendo crescer aprendendo a gostar ou aprendendo a odiar.
Imagem
Imagem
Imagem
There is no end though there is a start in space. — Infinite.
It has own power, it ruins, and it goes though there is a start also in the star. — Finite.
Only the person who was wisdom can read the most foolish one from the history.
The fish that lives in the sea doesn't know the world in the land. It also ruins and goes if they have wisdom.
It is funnier that man exceeds the speed of light than fish start living in the land.
It can be said that this is an final ultimatum from the god to the people who can fight.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 12 Nov 2012, 14:14

O "estado de natureza" não significa que o homem seja uma criança, e sim o homem antes de viver em sociedade, ainda que já existam outros homens convivendo no mesmo mundo que ele. É o homem "cada um por si", sem estar incluso na sociedade.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 502 vezes
Curtiram: 2649 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 12 Nov 2012, 14:33

Acredito que a "bondade" depende do ambiente onde o homem está inserido, bem como dos valores morais, do cenário social onde ele convive.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014

Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 98 vezes
Curtiram: 203 vezes

Mensagem por Rafinha » 12 Nov 2012, 14:35

O homem, em seu estado de natureza, busca apenas o saciamento de suas necessidades (fome, sede, sono, abrigo, sexo) e, após introduzido em sociedade, encontra-se suscetível a corromper-se e guiar-se pelas tendências sociais.

Acredito que essa miscelânea entre os pensamentos de Montesquieu e Rousseau seja o mais plausível.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Raphael Gustavo
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 0

Mensagem por Raphael Gustavo » 12 Nov 2012, 20:18

Fabão escreveu:Se tem uma coisa que eu odiava na escola eram aquelas aulas de Sociologia, Filosofia, etc. Ô coisa chata!
[2]

Todo ser humano nasce puro , mas com o tempo , ele vai se corroendo , vai vendo que é necessário ter competividade pra conseguir êxito , ele vai se utilizando dos artifícios que são disponiveis pra conquistar os seus objetivos , e em muitos casos , sendo prejudicial á outras pessoas .
Principais campanhas no FCH :
1° lugar do Bolão Fórum Chaves VIP 2012
2° lugar do Bolão Fórum Chaves 2012
2° lugar da Chapoliga ( Cartola FC ) 2012
3° lugar do Trívia FCH ( 1ª Edição)
3° lugar da Fazenda do Fórum Chaves
Pior jogador de Haxball do Fórum Chaves

Raphael Gustavo - ex-muléki doidão ch e desde 2006 acessando e frequentando fóruns CH .

http://www.lastfm.com.br/user/Rapha35

Chavo
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 87 vezes
Curtiram: 93 vezes

Mensagem por Chavo » 12 Nov 2012, 22:02

Eu também. Era muita viagem pra minha cabeça huahuahua!

E sobre o tópico, eu acredito no determinismo geográfico.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 12 Nov 2012, 22:05

Estranho você ter optado estudar Direito sem gostar dessas pautas :ponder:

Chavo
Membro
Membro
Curtiu: 87 vezes
Curtiram: 93 vezes

Mensagem por Chavo » 12 Nov 2012, 22:09

Pois é, detesto elas. Muita viagem pro meu gosto.

Psicologia e Medicina são bem melhores, mais paupáveis.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 98 vezes
Curtiram: 203 vezes

Mensagem por Rafinha » 13 Nov 2012, 00:15

Já eu adoro. Adoro ciências sociais, antropologia, etc. :P
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Marcos Albino
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por Marcos Albino » 13 Nov 2012, 19:31

Eu acredito que o homem é naturalmente mal, dependendo do contexto.

Sempre o principal objetivo é individual, e às vezes isso influi em passar por cima do outros. O que não o torna "naturalmente bom".
Imagem

Trancado