O homem é naturalmente bom?
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O homem é naturalmente bom?
Com o estabelecimento do Absolutismo (poder absulto, centralizado) surgiram várias pensadores, que se colocaram contra ou a favor desta forma de poder. Eles também analisaram a natureza humana, que seria uma teoria sobre como o homem se comporta antes de estar no estado civil, que é o estado em sociedade. Portanto, esses autores também eram contratualistas (acreditavam na ideia de que o homem fez um acordo, um pacto, para passar do estado de natureza ao estado em sociedade) e jusnaturalistas (acreditando que o homem tem alguns direitos naturais, que foram lhes dados por Deus).
Para Thomas Hobbes, autor de "O leviatã", o homem natural não tem prazer em ficar na companhia de outros homens. A competição, desconfiança e a glória são características de sua vida. Para ele, o homem no estado de natureza está sempre "armado", pronto para a guerra, ficando assim num estado de "guerra de todos contra todos". O contrato social para ele seria uma transferência mútua de direitos, com um força coercitiva maior para garantir o cumprimento do pacto, de modo que o cumprimento dele seja maior que os benefícios da transgressão.
John Locke é adepto da filosofia liberal, do liberalismo (dos burgueses). Segundo ele, que ao contrário de Hobbes critica o Absolutismo, os homens estão em situação de igualdade, pois sua alma é como se fosse uma "tábula rasa" (uma folha de papel em branco, preenchida através das experiências de cada um). Assim sendo, ninguém nasce predestinado a algo (como por exemplo o poder), assim sendo todos tem as mesmas chances. Segundo o autor do "Segundo Tratado sobre o Governo", é uma característica inalienável dos homens (ou seja, que não pode ser transferida a ninguém) seu direito à propriedade (que ele toma em contexto amplo como sua vida, liberdade e bens), e estes fazem o contrato para preservar esse direito.
Montesquieu, autor de "Do Espírito das Leis", também critica o Absolutismo. Para o autor que escreveu sobre a separação dos três poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário o homem antes de viver em sociedade se sente fraco para brigar com outros homens, assim, busca somente a paz, o saciamento de suas necessidades (fome, sede, sono, abrigo, sexo) e deseja viver em sociedade.
Para Rousseau, autor do "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" e "Do contrato social", o homem no estado de natureza é "bonzinho". Ele busca suas necessidades inatas: alimentação e reprodução, e ao mesmo tempo é feliz, autossuficiente e não faz mal aos demais. Mas esse bom homem é corrompido a partir do momento que faz o pacto e entra na vida em sociedade. A sociedade o corrompe, a propriedade privada lhe causa condições desiguais.
Para Aristóteles, o homem é um "animal político e social", voltado para a vida política e em sociedade.
O Padre Fábio de Melo fala sobre o assunto na canção "Todo homem é bom", também acreditando na bondade humana.
Claro que essas teorias abrangem muito mais aspectos, mas fiz esse resuminho para termos ideias para debatermos o assunto: o homem, por natureza, é ruim, se guiando por suas paixões, talvez até matando seu próximo quando não obtem algo que deseja (como diria Hobbes) ou é bom, e adquire características ruins após entrar na vida em sociedade (com diria Rousseau). Ou é bom sempre, antes e depois da vida em sociedade? Ou é sempra mau?
Isso dá discussão de páginas, então vamos lá...
Para Thomas Hobbes, autor de "O leviatã", o homem natural não tem prazer em ficar na companhia de outros homens. A competição, desconfiança e a glória são características de sua vida. Para ele, o homem no estado de natureza está sempre "armado", pronto para a guerra, ficando assim num estado de "guerra de todos contra todos". O contrato social para ele seria uma transferência mútua de direitos, com um força coercitiva maior para garantir o cumprimento do pacto, de modo que o cumprimento dele seja maior que os benefícios da transgressão.
John Locke é adepto da filosofia liberal, do liberalismo (dos burgueses). Segundo ele, que ao contrário de Hobbes critica o Absolutismo, os homens estão em situação de igualdade, pois sua alma é como se fosse uma "tábula rasa" (uma folha de papel em branco, preenchida através das experiências de cada um). Assim sendo, ninguém nasce predestinado a algo (como por exemplo o poder), assim sendo todos tem as mesmas chances. Segundo o autor do "Segundo Tratado sobre o Governo", é uma característica inalienável dos homens (ou seja, que não pode ser transferida a ninguém) seu direito à propriedade (que ele toma em contexto amplo como sua vida, liberdade e bens), e estes fazem o contrato para preservar esse direito.
Montesquieu, autor de "Do Espírito das Leis", também critica o Absolutismo. Para o autor que escreveu sobre a separação dos três poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário o homem antes de viver em sociedade se sente fraco para brigar com outros homens, assim, busca somente a paz, o saciamento de suas necessidades (fome, sede, sono, abrigo, sexo) e deseja viver em sociedade.
Para Rousseau, autor do "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" e "Do contrato social", o homem no estado de natureza é "bonzinho". Ele busca suas necessidades inatas: alimentação e reprodução, e ao mesmo tempo é feliz, autossuficiente e não faz mal aos demais. Mas esse bom homem é corrompido a partir do momento que faz o pacto e entra na vida em sociedade. A sociedade o corrompe, a propriedade privada lhe causa condições desiguais.
Para Aristóteles, o homem é um "animal político e social", voltado para a vida política e em sociedade.
O Padre Fábio de Melo fala sobre o assunto na canção "Todo homem é bom", também acreditando na bondade humana.
Claro que essas teorias abrangem muito mais aspectos, mas fiz esse resuminho para termos ideias para debatermos o assunto: o homem, por natureza, é ruim, se guiando por suas paixões, talvez até matando seu próximo quando não obtem algo que deseja (como diria Hobbes) ou é bom, e adquire características ruins após entrar na vida em sociedade (com diria Rousseau). Ou é bom sempre, antes e depois da vida em sociedade? Ou é sempra mau?
Isso dá discussão de páginas, então vamos lá...
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Re: O homem é naturalmente bom?
Todo ser em seu conceito natural harmoniza com seus semelhantes, caçam o que é inferior e respeitam o que é superior.
O problema foi a pressa em evoluir.... á partir do momento que o humano virou um ser racional, a merda já tava irreparavel.
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It is funnier that man exceeds the speed of light than fish start living in the land.
It can be said that this is an final ultimatum from the god to the people who can fight.
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Re: O homem é naturalmente bom?
Se tem uma coisa que eu odiava na escola eram aquelas aulas de Sociologia, Filosofia, etc. Ô coisa chata!
Eu sei lá, deve ser como os outros animais. Acho que o natural seria pensar sempre em seu próprio umbigo, sendo egoísta. Até muitos cães são assim. Dá um osso para um cachorro para ver se ele quer dividir com os demais... é cada um por si.
Eu sei lá, deve ser como os outros animais. Acho que o natural seria pensar sempre em seu próprio umbigo, sendo egoísta. Até muitos cães são assim. Dá um osso para um cachorro para ver se ele quer dividir com os demais... é cada um por si.
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Re: O homem é naturalmente bom?
Então vaza do tópicoFabão escreveu:Se tem uma coisa que eu odiava na escola eram aquelas aulas de Sociologia, Filosofia, etc. Ô coisa chata!

Essas coisas eu estou aprendendo na matéria "Teoria do Estado Moderno", embora também estão relacionadas com Sociologia e Filosofia.
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Re: O homem é naturalmente bom?
Sim, o homem é naturalmente bom, porém vai sendo lapidado durante todo o decorrer da vida. Isso pode ser para o bem ou para o mal. Uma pessoa pensa uma coisa com 20 anos e outra, com 30 anos.
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Re: O homem é naturalmente bom?
acho que o mais certo é dizer que ele é naturalmente neutro.
compaixão, proteção entre outras coisas não se nasce tendo. apenas o "a pessoa ta ali, blz"... A pessoa nasce aturando e aceitando, podendo crescer aprendendo a gostar ou aprendendo a odiar.
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Re: O homem é naturalmente bom?
O "estado de natureza" não significa que o homem seja uma criança, e sim o homem antes de viver em sociedade, ainda que já existam outros homens convivendo no mesmo mundo que ele. É o homem "cada um por si", sem estar incluso na sociedade.
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Re: O homem é naturalmente bom?
Acredito que a "bondade" depende do ambiente onde o homem está inserido, bem como dos valores morais, do cenário social onde ele convive.
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Re: O homem é naturalmente bom?
O homem, em seu estado de natureza, busca apenas o saciamento de suas necessidades (fome, sede, sono, abrigo, sexo) e, após introduzido em sociedade, encontra-se suscetível a corromper-se e guiar-se pelas tendências sociais.
Acredito que essa miscelânea entre os pensamentos de Montesquieu e Rousseau seja o mais plausível.
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Re: O homem é naturalmente bom?
[2]Fabão escreveu:Se tem uma coisa que eu odiava na escola eram aquelas aulas de Sociologia, Filosofia, etc. Ô coisa chata!
Todo ser humano nasce puro , mas com o tempo , ele vai se corroendo , vai vendo que é necessário ter competividade pra conseguir êxito , ele vai se utilizando dos artifícios que são disponiveis pra conquistar os seus objetivos , e em muitos casos , sendo prejudicial á outras pessoas .
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Re: O homem é naturalmente bom?
Eu também. Era muita viagem pra minha cabeça huahuahua!Fabão escreveu:Se tem uma coisa que eu odiava na escola eram aquelas aulas de Sociologia, Filosofia, etc. Ô coisa chata!
E sobre o tópico, eu acredito no determinismo geográfico.
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Re: O homem é naturalmente bom?
Estranho você ter optado estudar Direito sem gostar dessas pautas 

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Re: O homem é naturalmente bom?
Pois é, detesto elas. Muita viagem pro meu gosto.
Psicologia e Medicina são bem melhores, mais paupáveis.
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Re: O homem é naturalmente bom?
Já eu adoro. Adoro ciências sociais, antropologia, etc. 

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Re: O homem é naturalmente bom?
Eu acredito que o homem é naturalmente mal, dependendo do contexto.
Sempre o principal objetivo é individual, e às vezes isso influi em passar por cima do outros. O que não o torna "naturalmente bom".
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