Trocar para a skin padrão
Tópicos fechados criados originalmente no Bar do Chespirito.
Tópico trancado

CORPUS CHRISTI

07 Jun 2012, 22:54

Vamos falar sobre o feriado de hoje. Como a cidade de vocês comemora a data?

Re: CORPUS CHRISTI

07 Jun 2012, 22:59

Com uma carreata.

Re: CORPUS CHRISTI

07 Jun 2012, 23:01

Aqui não há comemoração, apenas as escolas que dispensam as aulas, como em qualquer feriado.

Re: CORPUS CHRISTI

07 Jun 2012, 23:10

Aqui em Salvador teve celebração na Praça Municipal e uma passeata da Rua Carlos Gomes até o bairro do Campo Grande.

Re: CORPUS CHRISTI

07 Jun 2012, 23:48

Nem sei. Esse feriado pra mim só vale de folga mesmo.

Re: CORPUS CHRISTI

07 Jun 2012, 23:50

Acho que esse tópico seria melhor no FBV.

Aqui não tem nada.

Re: CORPUS CHRISTI

08 Jun 2012, 00:00

Aqui também não teve nada de especial.

Eu sei mais ou menos do feriado. Recebe este nome, pelo fato do Papa Urbano (alguma coisa) ter levantado a hóstia em uma missa, e esta se transformou em carne e sangue, corpo de cristo.

Agora, o motivo de sempre cair na quinta-feira eu não sei, mas que é bom é. :lol:

Re: CORPUS CHRISTI

08 Jun 2012, 00:05

Aqui na minha cidade é uma comemoração tradicional e popular. Mesmo que a cidade é pequena (80.000), vem muita gente de fora (além dos próprios habitantes) prestigiar o evento. São os tapetes de rua, que vistos do céu formam uma cruz, Missas e a Procissão. Outros eventos paralelos acontecem no mesmo dia, como feiras e exposições. A cidade é referência na região e no Brasil neste feriado.

Milhares de fiéis acompanham Corpus Christi de Matão, SP
Chuva atrapalhou e reduziu número esperado de participantes na festa.
Cerca de 40 mil pessoas compareceram e seguiram missa e procissão.

Fabio Rodigues
Do G1 Araraquara e Região

A procissão de Corpus Christi em Matão (SP) reuniu milhares de fieis nas ruas da cidade no fim da tarde desta quinta-feira (7). A estimativa era de que 80 mil pessoas comparecessem à 64ª edição do evento mais tradicional do município, mas o mau tempo contribuiu para um número mais reduzido.
Segundo o diretor de Segurança do Trânsito e da Defesa Civil, José Milton Dantas, aproximadamente 40 mil foram à festa. “A chuva atrapalhou muito este ano. Em outras edições, tivemos até 30 ônibus vindos de outras cidades, mas hoje não. Entretanto, saiu tudo dentro do planejado e nenhum incidente foi registrado”, disse.
De acordo com as estimativas do diretor do departamento de Cultura, Wilson Cardoso, o movimento na região central da cidade foi de 60 mil pessoas durante todo o período da festa.
Após a celebração da missa das 16h ao ar livre em frente à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, os fieis percorreram as 12 quadras que foram decoradas desde cedo por cerca de 800 pessoas, entre voluntários, estudantes e artistas.

Imagem
Público enfrente dia chuvoso e frio para prestigiar Festa de Corpus Christi em Matão (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

O trajeto começou defronte à matriz, na Rua José Bonifácio, e seguiu pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida.
Para o motorista Henrique de Araújo Silva, de 60 anos, o evento religioso é marcante. “É um momento de extrema fé. Só essa parte da festa me interessa”, disse. O prensista José Porfírio Neto, de 61 anos, concorda. “Me dá uma alegria imensa estar aqui, num evento tão bonito como este”. A costureira Nadir de Oliveira e Silva, de 55, ressaltou que nem o mau tempo atrapalhou que ela saísse para acompanhar o ato de devoção.

Imagem
http://s2.glbimg.com/nme5vWe3Qjr6iANTnm ... 20x465.jpg

Logo que o evento terminou, o serviço de limpeza recolheu os restos de materiais utilizados na confecção do tapete e as 12 ruas que estavam interditadas foram liberadas para o trânsito.
A confecção dos desenhos da festa deste ano foram baseadas nos temas “Eucaristia” e “Que a saúde se difunda sobre a terra”, da Campanha da Fraternidade 2012. O feriado de Corpus Christi em Matão ainda teve outros atrativos, como uma exposição com quase 100 espécies de flores.
Na Casa da Cultura, o destaque foi uma exposição sobre o luar do sertão com telas do artista Washington Magueta, de Taquaritinga (SP).

Imagem
Procissão de Corpus Christi em Matão (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

G1

Imagem

E de repente começaram vender um brinquedinho dos anos 70 (bolim bolacho), que do nada voltou a ser febre. Estou ouvindo esses tatatatata na rua o dia inteiro desde ontem. Já tem até senhor de 80 passando na rua brincando.

Re: CORPUS CHRISTI

08 Jun 2012, 01:05

Também tem essa parada aqui.

Re: CORPUS CHRISTI

08 Jun 2012, 01:19

Não sei.

Re: CORPUS CHRISTI

08 Jun 2012, 01:26

Aqui esse feriado só serve pra zoar os palmeirenses mesmo. É Porcus Tristis. :lol:

Sobre o bate-bate: Em abril e no começo de maio era um inferno, toda hora alguém enchia o saco com um desses. Aqui a modinha já tá passando.

Re: CORPUS CHRISTI

08 Jun 2012, 01:50

Estou em Salvador, mas pra mim é só mais um feriado...Não me ligo nessas coisas religiosas não. Mas pra quem trabalha é legal neh!
Ouvi dizer que aqui em Salvador o pessoal já vai emendar pro São João...(Depois das Festas Juninas o ano começa :asso: )

Brinks tá, amo a Bahia... :risos:

Re: CORPUS CHRISTI

08 Jun 2012, 10:24

Aqui não tem nenhuma comemoção,só aqui que eles fecham as escolas.

Re: CORPUS CHRISTI

08 Jun 2012, 10:37

Por aqui não teve nada, mas fazem missa sobre essa data. :joinha:

Re: CORPUS CHRISTI

08 Jun 2012, 13:13

Ramon Mourão Valdéz escreveu:só aqui que eles fecham as escolas.

No Brasil todo.
Tópico trancado
Próximo