Trocar para a skin padrão
Tópicos fechados criados originalmente no Bar do Chespirito.
Tópico trancado

ENEM 2016

11 Mai 2016, 21:19

Se já existe um tópico sobre tal assunto, poderiam encarecidamente mesclar essa postagem com o tal tópico?
Agradeço. :)


Sei que não são muitos novinhos que existem que frequentam os fóruns e etc, mas aí vai: Quem pretende fazer o ENEM?
Tô com minha inscrição quase concluída, falta só pagar o boleto.

E como pretendem estudar? Pelo portal Hora do ENEM, ou algo diferente?

Re: ENEM 2016

11 Mai 2016, 23:12

Alterei o título para manter o padrão. A cada ano existe um novo tópico do Enem. ;)

Eu estou com fé no próximo Sisu que deve abrir no próximo mês para quem fez a prova de 2015, mas vou me inscrever na deste ano, por precaução.

Re: ENEM 2016

12 Mai 2016, 20:13

Obrigado pela modificação do título do tópico. :joinha:

É a minha primeira prova... mas poderia ter feito ano passado pra testar e ver como é. Dei mole. :(

Rafinha escreveu:Eu estou com fé no próximo Sisu que deve abrir no próximo mês para quem fez a prova de 2015, mas vou me inscrever na deste ano, por precaução.

Ainda tô meio perdido. Até agora eu sei que o ENEM pode influenciar em programas como PROUNI e SISU. Mas o que esses programas fazem?

Re: ENEM 2016

12 Mai 2016, 20:15

^^ O SISU te oferece vaga em universidade pública (estadual ou federal), o ProUni te dá vaga com bolsa integral ou parcial (50%) em universidade/faculdade privada.

Ainda bem que esse ano to livre disso. Mas queria ser fiscal de prova.

Re: ENEM 2016

12 Mai 2016, 21:23

Meu prof. de Literatura do ano passado já foi fiscal do Enem e contou o tipo de coisa bizarra que se vê lá.

É nego suando, nervoso, passando corretivo na redação... UIDFHUIDFHAD

Re: ENEM 2016

17 Mai 2016, 16:00

Boa sorte a todos ! Eu não precisei fazer ENEM, fiz direto as provas da UFF e da PUC, há muito tempo atrás, antes de me formar.

Re: ENEM 2016

01 Nov 2016, 21:51

Por causa de ocupações, 191 mil alunos farão o Enem nos dias 3 e 4 de dezembro
Do UOL, em São Paulo 01/11/2016 15h48 > Atualizada 01/11/201620h01

Imagem
1º.nov.2016 - Policiais rompem corrente que trancava a porta do Colégio Estadual Tiradentes, na Praça 19 de Dezembro, centro de Curitiba. O local estava ocupado por estudantes em protesto contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio. A escola é a primeira a ter ordem de reintegração de posse cumprida nesta terça-feira, na capital. Ontem, foram sete, desocupadas pacificamente pelos estudantes. Ao todo, 24 ordens de reintegração já emitidas pela Justiça devem ser cumpridas na cidade
Imagem: Rafael Moro/UOL

Um total de 191.494 alunos inscritos para participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá as provas adiadas por causa da ocupação de alguns dos locais de prova por estudantes secundaristas contrários à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241 e à reforma do ensino médio proposta pelo MEC (Ministério da Educação).

Ao todo, 304 locais de prova estão ocupados. A lista com os locais que terão o Enem adiado será divulgada até as 18h pelo Inep, autarquia federal vinculada ao MEC (Ministério da Educação) que aplica o Enem em todos os Estados da federação.

Esses alunos serão avisados por SMS a partir da noite desta terça-feira (1º) sobre o adiamento da prova. Para esse público, o exame será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro. Além do SMS, a informação também será enviada para o e-mail do participante. Também será possível se informar pelo aplicativo Enem 2016 e pelo 0800 616161.

Para os demais inscritos -- ou seja, 97,78% dos 8.627.195 participantes --, o exame será realizado normalmente no próximo fim de semana, nos dias 5 e 6 de novembro.

"Em decorrência das invasões, lamentamos profundamente a ansiedade que esses 191.494 jovens ainda manterão, esperando para realizar a prova", disse a presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Maria Inês Fini.

A presidente do Inep esclareceu que não é possível substituir os locais de prova. "Não se trata de trocar A por B. A aplicação do Enem exige um trabalho de logística do espaço físico muito grande para atender alunos inscritos que têm necessidades especiais, lactantes. Se desenha a aplicação de uma maneira dependendo da necessidade dos alunos. Vamos fazer uma nova pesquisa e ver quais serão os novos locais para esses alunos", explicou.

Segundo ela, os novos locais de provas para esse público ainda estão sendo definidos. O Inep evitou dar um número total dos gastos adicionais, porque esse valor ainda está em negociação. Cada inscrito custa R$ 90 para o instituto. "Lamentavelmente o próprio governo federal vai arcar com esses custos", disse.

Fini afirma que os resultados serão divulgados no dia 19 de janeiro e que os alunos que fizerem as provas nos dias 3 e 4 de dezembro não serão prejudicados. Além disso, os prazos para correção das provas, divulgação dos gabaritos, estão mantidos.

"Os benefícios que os resultados do Enem trazem para o aluno, como a inscrição no Sisu, Prouni e Fies estão assegurados. Vamos analisar essas provas a tempo para que eles integrem as listas e possam ser incluídos nos programas", disse.

As ocupações

Fini disse ainda que não há nenhum movimento de responsabilização por parte do MEC e do Inep contra as ocupações. "Não há nenhum movimento que busca atribuir a este ou aquele estudante ou a este ou aquele partido político o custo dessa ação que vai ser empreendida [a nova prova]."

Ainda sobre as ocupações, Fini afirmou que todos os canais de comunicação do ministério foram abertos para que a medida provisória que propõe a reforma do ensino médio seja discutida.

"Há mais de 600 emendas sendo discutidas neste momento no Senado Federal. Essa grande discussão é a resposta do governo a esses movimentos. Não só os secretários executivos, mas o próprio ministro tem participado de vários fóruns com alunos, gestores, professores, movimentos sociais, para que haja essa escuta estruturada acerca das reivindicações que estão sendo feitas", afirma.
UOL EDUCAÇÃO

Re: ENEM 2016

02 Nov 2016, 11:46

E é assim mesmo que deve ser, porque é legítimo.
"Ditador não entra" hauahauahauah. Que ironia.

Re: ENEM 2016

02 Nov 2016, 18:53

E porque será que o senador Dário não pode entrar somente nesta semana? :lol:

Re: ENEM 2016

02 Nov 2016, 19:40

Ministério Público Federal no Ceará pede suspensão do Enem
Imagem

FORTALEZA - O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) pediu, nesta quarta-feira, 2, a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para sábado e domingo próximos. O procurador da República Oscar Costa Filho, autor do pedido, argumenta que o adiamento da prova para mais de 190 mil candidatos fere o princípio da isonomia.

Anunciado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o adiamento foi provocado pela ocupação nas escolas onde 191 mil alunos deveriam fazer as provas.

O problema, segundo o procurador, estaria no fato de não poder ser aplicada a teoria da resposta ao item (TRI) à prova de Redação, prejudicando a igualdade entre os concorrentes. "As provas objetivas seguem a TRI, o que equilibra as chances. Mas as redações não. Isso prejudicaria os candidatos. Logo a Redação que, muitas vezes, decide a classificação", sustenta o procurador.

Por causa da urgência, a ação deverá ser julgada até sexta-feira, véspera do início da seleção. O juiz Ricardo Cunha Porto, da 8ª Vara da Justiça Federal, no Ceará, vai analisar o pedido. Caso o resultado seja positivo, vai valer para todo o Brasil.

Como opção para evitar a suspensão do Enem, o procurador sugere na ação que o Inep adie a aplicação da Redação para todos os candidatos, e não só para os 191 mil que fariam exame nas escolas em que há ocupações. "Peço que o juiz determine que o Inep adote as providências. Aí ele pode adotar o que ele quiser. Ele pode fazer a prova objetiva e deixar só a Redação para fazer depois, todo mundo junto, ou pode levar todo mundo para os dias 3 e 4 (de dezembro)", sugere Oscar Costa Filho.

http://educacao.estadao.com.br/noticias ... 0000086056

Re: ENEM 2016

02 Nov 2016, 20:14

MPF-CE = Fluminense :P

Re: ENEM 2016

03 Nov 2016, 00:51

Alguém vai derrubar essa suspensão, mas talvez seria a melhor solução a essa altura do campeonato.

O ideal era ter tentado resolver o problema na semana passada. Tentava combinar pelo menos uma pausa na greve pra poder fazer o ENEM.

Re: ENEM 2016

03 Nov 2016, 10:33

O mais engraçado são os já comuns atrasados, e os vídeos que surgem após fechamento dos portões. Porra, é muita burrice atrasar logo esse dia.

Re: ENEM 2016

03 Nov 2016, 11:38

Aqui a tal Suzantur resolveu colocar escala de domingo nesse sábado, devido ao feriado prolongado. Vai ser divertido 2 microônibus por hora atendendo a UFSCar, sendo que centenas ou milhares de estudantes farão a prova lá. Aguardando as cenas lamentáveis...

Re: ENEM 2016

04 Nov 2016, 17:05

A Viação Caieiras faz algo parecido na linha 429 (Laranjeiras/Jardim do Russo): coloca 2 carros aos sábados e 1 aos domingos. Essa linha atende à ETEC do bairro Laranjeiras.

--------------------

http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/ ... ento.ghtml
Tópico trancado
Próximo