Dúvida sobre o áudio

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
seiyahirasiro
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2021, 03:20
Programa CH: Chaves
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 7 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por seiyahirasiro » 25 Ago 2023, 20:18

descarga desarranjada ch escreveu:
25 Ago 2023, 14:57
BrunoSamppa escreveu:
25 Ago 2023, 08:02
Não. Os filmes CH foram telecinados nos anos 80 provavelmente para fita magnética de 1 polegada para cópias em distribuição de home vídeo e broadcasting. Um padrão comum para a data.
Sim, e em SD, que era o padrão de broadcasting da época. Foi literalmente o que eu falei.
BrunoSamppa escreveu:
25 Ago 2023, 08:02
Esta Master não é a mesma usada para exibição nos canais pagos da Televisa e nos Streamings. Estes filmes foram escaneados e restaurados em alta definição como parte de uma campanha da Televisa/Televicine entre um grande acervo de filmes mexicanos que a empresa tem os direitos.
Sério? E onde tá essa versão em alta que eu nunca vi?
BrunoSamppa escreveu:
25 Ago 2023, 08:02
Os filmes lançados em DVD usam a master telecinada dos anos 80 que este sim é uma porcaria.
Bom, essa é a versão que eu conheço até então. Os lançamentos em DVD em SD. Se houve alguma outra em qualidade maior, então eu nunca vi.
Mas se isso realmente foi feito, então isso só comprova o meu ponto de que é sim possível, ué.
Agora: se for mesmo o caso, custava você dizer "bom, na verdade, alguns filmes CH foram restaurados para exibição nos canais pagos da Televisa" ao invés de fazer indiretinha sarcástica? Porque, honestamente, eu nunca vi essas restaurações aí.
BrunoSamppa escreveu:
25 Ago 2023, 08:02
Quanto a Audio da Protele você disse que utilizaram Equalizadores para tirar Hiss e ainda sugeriu compressão pra melhorar. Uma tremenda tolice. O Noise Reduction aplicado na Protele é vil e pela quantidade de material que tiveram que aplicar foi tudo feito de maneira automática e indiscriminada, como tudo de porco que botam a mão. Não há características de Equalização para a supressão do Hiss, mas sim de algum plug-in de 'Noise Reduction' com parâmetros agressivos similares a Noise Gate. O característica do som metálico e da eliminação de frequências e coisas de baixo volume denotam isso.
Bom, a impressão que me deu num primeiro momento foi de haver alguma equalização sim, tendo em vista que o som parece estar totalmente capado nas frequências próximas a do hiss. Isso não descarta a possibilidade de ser um plug-in de Noise Reduction, já que ele próprio pode se basear também em parâmetros de equalização (o que é nítido quando se compara as baixas frequências do áudio do SBT com o áudio ""restaurado"").
E um compressor nos diálogos faria muita diferença sim.
"Mas o efeito tem que ser aplicado na faixa inteira, não há faixa de M&E"
Isso não significa nada. É perfeitamente possível, hoje em dia, isolar a faixa de voz através de plug-ins baseados em inteligência artificial, tendo eu mesmo já feito isso várias vezes em materiais mal captados.
Esse não está em HD?

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1150
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 121 vezes
Curtiram: 254 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 25 Ago 2023, 20:43

Interessante, não conhecia esse. É essa a versão que ele se referia?
Ainda assim, isso aí é um telecine pra HDTV. Não sei se é a compressão do upload da transmissão, mas não parece nem um 1080, e sim 720. Ainda é muito baixo pra um filme de 35mm que poderia ser scaneado em 4k nativo.
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Trancado