Chaves - Episódios resumos e comentários - Super coletânea

Super Coletânea 1972 - 1979

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Avatar do usuário
Ronaldchaves1234
Membro
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Mar 2016, 15:17
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 2 vezes

Chaves - Episódios resumos e comentários - Super coletânea

Mensagem por Ronaldchaves1234 » 01 Abr 2016, 23:39

Olá galera eu abro esse tópico com a intenção louvável de fazer algo que eu julgo ser o objetivo fundamental desse fórum existir: Uma coletânea completa dos episódios de Chaves de 1972 até 1979 nessa primeira parte, ou seja a parte clássica, incluindo os sketchs, entremés que antecederem os episódios do Chaves desde esse ano de 72. Eu não abordarei antes disso porque para mim Chaves começa realmente nesse ano, ainda que como um simples quadro do programa Chespirito. Mas o mais gostoso nessa coletânea é que ela será dinâmica, interativa, incluirá resumos e comentários e curiosidades de "todos os episódios do seriado na década clássica. Aqui também serão incluídos os episódios inéditos, perdidos, e que somente possuem versões legendadas na internet. Todos os episódios seguirão a ordem de exibição dos teleguias com as datas de exibição originais, trazendo imagens de cada um e textos explicativos. Espero que esse material possa ser útil para a comunidade desse fórum e procurarei atualizar esse tópico quanto puder, embora reconheça o trabalho titânico que isso se traduz. Se o tópico for bem aceito eu farei também uma super coletânea nos mesmos moldes do Chapolin Colorado também partindo de 1972, que para mim repito, é quando as series iniciaram efetivamente, ao menos em episódios um pouco maiores e interessantes para exposição. :risos:

CHAVES - TEMPORADA DE 1972 - PROGRAMA CHESPIRITO

EPISÓDIOS: O mendigo ladrão
O homem da roupa velha (Remédio duro de engolir)
A moeda perdida (Adivinhações)

O MENDIGO LADRÃO - Estreia no México: 09/04/72 Primeiro episódio do ano - Estreia no Brasil(SBT): 18/03/88 - deixou de ser exibido em 1992 e voltou ao ar em 20/01/2012.

Iniciamos com o primeiro episódio da temporada de 1972, na verdade 3 episódios exibidos no mesmo dia. Essa temporada era composta por esquetes de 5 á 8 minutos mais ou menos e esses três mencionados totalizam juntos cerca de 26 minutos. O primeiro esquete é muito interessante e vem intitulado no original espanhol EL LISMONERO CON GARROTE, mas aqui na adaptação da dublagem Maga foi chamado de O MENDIGO LADRÃO. Tem outros nomes como O MENDIGO DA PRAÇA (acho que devido ao local onde se passa a história), e já encontrei intitulado LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO, na Wikipédia. O único problema é que esse ultimo título é meio um spoiler, por isso vamos trata-lo pelo título mais conhecido, O MENDIGO LADRÃO.

Esse entremés conta com a participação de apenas três atores: Chespirito, Ramon Valdes e Maria Antonieta de Las Nieves.

Imagem
Imagem

O roteiro desse esquete todos nós já conhecemos devido á reexibição, após mais de 20 anos perdido, do episódio PEDINTES EM FAMÍLIA(1975) do Chapolin. Nós vamos observar que Bolaños costumava usar esses esquetes da era paleozóica do programa Chespirito e mesmo muitos de Los Supergenios como readaptações para episódios de Chapolin e Chaves nas temporadas posteriores. Chespirito é um homem que aparenta ser de classe média alta, que está passando por uma praça e é abordado por um mendigo (Ramon Valdés) que lhe pede dinheiro pelas FESTAS DE FIM DE ANO que já haviam passado há 6 meses. Vendo que não conseguirá convencer o pedestre o mendigo diz que havia matado um homem naquela praça porque este não havia lhe dado as boas festas. Ele então assalta Chespirito com um revolver. Logo em seguida chega uma velhinha (Maria Antonieta) que também pede dinheiro á Chespirito e consegue tirar mais dinheiro do homem. O fato é que a velhinha também é roubada pelo mendigo espertalhão que lhe toma o dinheiro alegando que aquele ponto é dele e que não aceitaria concorrência. O homem deita no banco da praça para dormir e então os dois roubados, Chespirito e a velhinha tentam tirar a bolsa com dinheiro daquele mendigo, mas se deparam com muitas dificuldades pois o homem está armado e Chespirito está assutado com a hipótese do homem acordar e mata-los. O final desse entremes é bem irônico e engraçado fechando muito bem um roteiro bem escrito.

Devemos considerar aqui que o episódio do Chapolin contendo a mesma história foi adaptado para uma duração bem maior que nesse esquete. Mas o final de ambas as versões é o mesmo e até cenas são copiadas no remake de 1975, claro que contendo boas e superiores inovações. Contudo esse esquete é muito bom. Há situações interessantes e engraçadas, ainda que rápidas, e o trio de atores atua muito bem em seus papéis. Esse esquete era comum no SBT até 1992, quando desapareceu junto á enxurrada que levou muitos outros episódios de Chaves. Então muitos devem te-lo visto na sua primeira exibição no Brasil. Há cenas engraçadas nesse esquete, pela sua comicidade e por conter piadas que seriam reutilizadas mais tarde em outras histórias e episódios. Tem cenas hilárias como por exemplo Chespirito dizendo á velhinha se ela já procurou no museu, após esta lhe dizer que tinha perdido a mãe, a cena onde ele escorrega de propósito quando o bandido lhe diz "cai logo com essa grana", Chespir perguntando se tinha cara de beneficência, e toda a comicidade no momento em que ele tenta tomara maleta do mendigo que dormia, para ir embora resgatando seu dinheiro. E também claro a cena final que muitos devem conhecer.
Deve se ressaltar as ótimas atuações de Ramon e Maria Antonieta como a velhinha cara de pau que também extorque Chespirito:

Imagem

Para mim particularmente achei a Maria Antonieta muito bem atuando como uma velhinha, papel que ela repetiria muito nas temporadas de 72 e 73 em Chapolin e Los caquitos. Apesar disso também gostei da atuação da Florinda Meza como a mendiga na versão de 1975. E não haveria outro ator capaz de fazer o mendigo tão bem quanto Ramon, tanto que na refilmagem ele repete o papel sendo beneficiado por um roteiro mais completo.

O HOMEM DA ROUPA VELHA - Estreia no México: 09/04/72 Primeiro episódio do ano - Estreia no Brasil(SBT): 18/03/88 - deixou de ser exibido em 1992 e voltou ao ar em 20/01/2012.

É aquele que todos consideram o primeiro episódio oficial do Chaves. É tão paleozoico que nesse episódio o Seu Madruga, que ainda nem nome tinha, e a Chiquinha moravam na casa nº 14 que mais tarde seria de Dona Florinda e Quico, que ainda nesse episódio nem estavam ainda no casting de Bolaños, apenas participando de alguns esquetes como figurantes. Interessante apontar que já nesse primeiro esquete nota-se a movimentação de muitos figurantes na vila, com um deles chegando a dar uma de Madruga e Sr Barriga, levando uma bolada do garoto e ficando irritado. Mas acho que a cereja do bolo esta aqui:

Imagem

A participação do ator José Luiz Hernandez, que também participou de outro esquete de Chapolin na mesma temporada e no Brasil foi chamado de NEGÃO pelos chavesmaníacos. Mas eu vou ignorar esse epíteto, pois o considero muito pejorativo, prefiro chama-lo de o Velho do saco. Inclusive o título original do episódio é EL ROPAVEJERO, e no Brasil na segunda exibição esse episódio levou o título de REMÉDIO DURO DE ENGOLIR, que também é bem adequado e tem bem á ver com a trama. Curioso o perfil e a vestimenta dos personagens nesse esquete. Seu Madruga está com camisa amarela, Chiquinha está de vestido branco, com o qual permaneceria até sua saída da série em fins de 1973 e o próprio chapéu de Ramón não era aquele que estamos habituados. Eu acho gostoso esse episódio porque esse tom arcaico gera um sentimento novo e desperta interesse. Foi dublado pela Maga no SBT, e pela Gabia no primeiro box de DVDs do Amazonas filmes.

Participam desse episódio: Chespirito, Ramon Valdes e Maria Antonieta de Las Nieves.

Imagem
Imagem

Nesse esquete Chiquinha sai de casa e seu pai Madruga vem atrás para faze-la tomar um remédio que a menina teima em não tomar. Ele diz que tem gosto de groselha e Chiquinha pede para o pai provar o remédio para ver se é bom, então ela tomaria. Mas o fato é que Madruga acena para o nada enganando a menina para poder cuspir fora o remédio e não ser pego. Até que acaba cuspindo no rosto de Chaves por engano, e noosssa fato bizarro o choro do Chaves nesse episódio é normal, mesclado com um pipipipi bem tímido. Mas fica bem bizarro o jeito que ele chora hehe. Então Madruga diz que se ela não beber o remédio ele vai entrega-la para o velho do saco. A garota fica com medo e pede a ajuda do Chaves, é quando exatamente entra na vila o tal homem DA ROUPA VELHA, que na verdade era um vendedor ambulante, um mascate, a mesma função que o Seu Madruga desempenharia nos remakes desse episódio nas temporadas seguintes.
Então começa a confusão com Chaves tentando evitar que o tal VELHO DO SACO leve a sua amiga. A menina diz ao pai que vai tomar o remédio mas quem acaba tomando por engano é o Chaves. O homem da roupa velha bate no garoto e depois acaba levando uma paulada na cabeça por Chaves quando esse pensa que a Chiquinha está dentro do saco. No final Madruga diz ao homem que dará todas as roupas de sua filha para ele se ela não tomar o remédio e ela diz que não se importava mas ele acaba cuspindo o remédio na cara do sujeito por engano, enfurecendo-o e leva a culpa de tudo (começou o martírio hehe) sendo perseguido pelo tal mascate. Então termina com a célebre frase do Chaves dizendo que os PAIS QUE NÃO SE COMPORTAM BEM TAMBÉM SÃO LEVADOS PELO VELHO DO SACO.

Muitos percebem que esse esquete possui dois argumentos que seriam reutilizados por Bolaños em episódios seguintes e mais bem aprimorados como por exemplo a cena do remédio, utilizado novamente na CATAPORA DA CHIQUINHA de 1975, embora tenha versões em 1973 e 79 também, e de um jeito ao meu ver muito mais engraçado, e o próprio argumento geral do Homem da roupa velha ou velho do saco sendo readaptado em episódios em forma de saga em três partes, com o seu Madruga fazendo o mesmo papel em 75 e 78, mas em um roteiro de mais duração e mais aprimorado. Mas o esquete é bom, divertido e engraçado por nos colocar em contato com a era paleozoica do seriado. Duas considerações para acabar: Aqui a vila é muito diferente da dos outros episódios. Um exemplo disso são os tanques, que nesse episódio estão de frente e nos outros estão de lado. E essa é a única vez em que Chaves leva um cascudo de um personagem convidado e que não é recorrente no seriado.

A MOEDA PERDIDA - Estreia no México: 09/04/72 Primeiro episódio do ano - Estreia no Brasil(SBT): 18/03/88 - deixou de ser exibido em 1992 e voltou ao ar em 20/01/2012.

Imagem

Para mim esse esquete é sagrado. É, simplesmente aqui que a SANTÍSSIMA TRINDADE SE COMPLETA! É a primeira aparição oficial do Quico na série e ele já está morando na casa 14 que será dele para todo os sempre durante aquela década. O personagem do bochechudo aqui ainda está, como todos os demais, buscando a característica de atuação mais perfeita e permanente. Então vocês verão um Quico muito mais agitado, desajeitado, e mostrando uma bobeira beirando o retardo mental as vezes. Mas ele já vai delineando as características que mais tarde o imortalizariam - a esperteza por exemplo. Aqui também há dois argumentos que mais tarde foram utilizados por Chespirito em novas histórias. O episódio também é chamado de ADIVINHAÇÕES e seu título original é ADIVINANZAS ou EL PESO PERDIDO. Aqui na dublagem da Maga Quico diz que perdeu 1 cruzado. Há também uma menção super engraçada na dublagem Maga da aposta entre Chaves e Chiquinha se ganharia a Ponte preta ou o Palmeiras, sobre os gols de lambuja. Aliás de início eu não havia entendido essa piada, mas depois acabei compreendendo a trapaça da garota em cima do Chaves para ficar com a moeda do Quico que ele tinha achado. Pior que na versão original o dialogo é o mesmo, apenas trocando os times, sendo então América x Cruz Azul. Na nova dublagem a Gábia, na minha opinião acertadamente mudou a Ponte Preta pelo Corinthians nessa piada. Há também um festival de adivinhações ao estilo do episódio de 1975 o Livro de animais. E o Chaves pagando o pato mais uma vez e com a Chiquinha levando ao final o mesmo castigo por todos nós conhecido.

Participam desse episódio: Chespirito, Ramon Valdes, Maria Antonieta de Las Nieves e Carlos Villagran.

O argumento da esquete é bem simples. Começa com Quico procurando sua moeda que ele perdeu no pátio da vila, a Chiquinha descobre e também procura a moeda, mas intentando não devolve-la ao vizinho. Chaves tropeça na garota, e depois acaba acertando Seu Madruga com um tapa e apanha. Então Chaves se agacha para pegar a moeda perdida e Madruga acaba tropeçando em Chaves quando se vira para sair da vila. Depois de mais algumas situações começa a parte final do episódio com a Chiquinha perguntando ao Chaves se ele sabe qual o animal que......, da mesma forma que conhecemos, e Quico tentando ajudar o amigo, mas se aproveitando para fazer o garoto de bobo também. Sempre achei que nessa parte o Chaves foi vítima tanto de Quico como da Chiquinha em todas as versões. Aqui mudam apenas as perguntas e então a Maga se supera e bom que a Gabia manteve a dublagem original, com o BEIJA-FLOR , que te acerta o CHEIRADOR e na FORMIGA que te acerta na BARRIGA. Só que Madruga vê toda a peraltice que a filha fez com Chaves e leva ela para dentro para tomar uma surra. No final como todos conhecemos pelas versões posteriores do LIVRO DA CHIQUINHA a menina pergunta ao Chaves se ele sabe QUAL O ANIMAL QUE BATE NOS SEUS FILHINHOS E CHAVES E QUICO OLHAM PARA O MADRUGA QUE FICA SEM JEITO. Hehehe ohh Chiquinha! Eu gostei mais do final nessa versão de 72 do que das demais. A expressão facial de Chaves, Quico e Seu Madruga depois da ALFINETADA da Chiquinha foi fenomenal.

Imagem

Duas curiosidades interessantes á se apontar sobre essa esquete: Quico diz para a Chiquinha que Chaves tem 8 anos e que ELE ESTAVA QUASE COMPLETANDO 7, de modo que, ao menos nesse episódio o Quico tinha 6 ANINHOS, huaaaaahua!
A segunda é um equívoco da dublagem original da MAGA no fim do episódio. Nessa ocasião, Seu Madruga diz que devolverá a moeda a Chaves. Mas quem a pega é Quico. A impressão que fica é que Quico, dando uma de malandro, pegou a moeda endereçada originalmente ao órfão. Mas a dublagem nova da Gábia e a versão original confirmam que Seu Madruga realmente tem a intenção de devolver a moeda ao Quico. Aí Chaves faz uma cara de pidão e convence também o pai da Chiquinha a lhe dar uma moeda.

Encerramos por aqui com esses três primeiros episódios do Chaves. Amanhã é a vez do Chapolin! Espero que todos gostem dessa ideia e desse espaço. É muito válida e esperada qualquer contribuição com cometários e acréscimos por parte dos usuários. Que assim seja!!!!!!!! :lol: :lol:

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Chaves - Episódios resumos e comentários - Super coletân

Mensagem por Antonio Felipe » 01 Abr 2016, 23:49

Esse trabalho já está sendo feito na Lista CH: listach

Contribuições são bem-vindas.

Logo, fechado.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Trancado